Settimana in Cantina

Projeto Eno-Turístico que reúne participantes de diversas regiões do Brasil


O Projeto

A Settimana in Cantina é um projeto idealizado pela Viníco­la Zanella, Antônio Prado - Serra Gaúcha, e seus enólogos. O objetivo dos idealizadores é reunir pessoas de diferentes regiões do país ligadas e apaixonadas pelo mundo do vinho, a fim de fazer com que elas vivenciem a rotina de uma vinícola na época da safra, absorvam todo o conhecimento apresentado pelos enólogos e os coloquem em prática através das atividades elaboradas pela vinícola. Os participantes trabalham na elaboração do seu próprio vinho que, juntamente aos enólogos, é planejado no primeiro dia de atividades. Participam da colheita da uva e todos os processos de elaboração, inclusive o acompanhamento dele em evolução até a rotulagem.

Edições

Settimana in Cantina 2013 - Primeira edição - março de 2013 - Vinho merlot
Settimana in Cantina 2014 - Segunda edição - janeiro de 2014 - Chardonnay base espumante blanc de blanc
Settimana in Cantina 2015 - Terceira edição - janeiro de 2015 - Vinho Chardonnay
Settimana in Cantina 2017 - Março de 2017 - Vinho merlot fermentação integral

Video

“É emocionante ver enólogos, sommeliers, juízes internacionais para qualificação do vinho e enófilos trabalhando de maneira tão integrada, sinérgica e com tanto empenho para absorver todo o conhecimento possível sobre a produção vinícola”, enaltece Gladimir Zanella, proprietário da Vinícola e idealizador da Settimana.


Resultados

A característica da Settimana in Cantina é compartilhar conhecimento entre os participantes e enólogos e fazer com que todos ponham ‘a mão na massa’ para o real entendimento dos processos da produção vinícola.

A Vinícola já engarrafou 3 produtos com a assinatura deste projeto: Vinho Merlot 2013, Espumante Brut Blanc de Blancs e Vinho Chardonnay 2015. Em 2017, igualmente a primeira edição de 2013, os participantes puderam elaborar um vinho merlot, porém com uma experiência única: elaboração por fermentação integral. Dá-se o nome de fermentação integral quando as uvas são colocadas em barricas de carvalho, onde passam pela fermentação alcoólica e também malolática, além de usualmente passarem por estágio no mesmo recipiente. A Vinícola adquiriu vinte novas barricas de carvalho francês e americano para viabilizar o projeto e, segundo planejamento, o vinho Merlot 2017, de fermentação integral, estará disponível para os participantes em 2018.

“A cada edição da Settimana in Cantina temos a certeza de que o vinho está tomando um lugar de extrema im­portância no nosso país. O vinho Bra­sileiro está ganhando seu espaço no mundo e é empolgante ver o interesse de sommeliers, juízes e enófi­los em trabalhar para elaborar o seu próprio vinho e absorver ao máximo o conhecimento dos enólogos.” (Maicol Tochetto Zanella, enólogo da Vinícola).