Nossos Vinhedos

A escolha das encostas mais drenadas e ensolaradas criou o clima ideal para a videira amadurecer e produzir as melhores uvas; A riqueza dos solos rochosos da região faz com que a videira tenha que buscar a água e desenvolver raízes mais profundas durante o seu crescimento; As pedras nas fileiras mantêm as raízes mais aquecidas aumentando a atividade da planta; A altitude (750m) faz com que a maturação das uvas aconteça em período tardio e mais seco. Esses fatores proporcionam aos vinhedos particularidades únicas.

Os vinhos Zanella são elaborados para expressar as características do seu “terroir” e, em cada garrafa, nos convidam a conhecer o sabor da diversidade geográfica, climática e cultural de Antônio Prado.


Terroir

“Terroir” é a influência que os fatores naturais como o solo e o clima exercem sobre o cultivo das videiras. A união dessa influência com a interferência dos estudos enológicos é que irá transformar o fruto da videira em vinho de qualidades e características representativas a esses fatores.

A Vinícola Zanella possui um terroir privilegiado, localizada entre a região do vale dos vinhedos e dos altos montes, possui um micro terroir único para a produção de vinhos com a mais alta qualidade e peculiaridade, reconhecidos em diversos concursos.

Região

A pequena região de Santa Lúcia (município de Antônio Prado), na qual são cultivados os vinhedos Zanella, situa-se a uma altitude média de 750m.

Curiosidade: próximo ao vinhedo da variedade Chardonnay, cultivada pela Vinícola, encontra-se o Monte Cuco que é o ponto mais alto da região, com 792m. No seu ápice encontra-se um marco que foi colocado em 1890, este marco servia para transmitir informações do exército através de sinais luminosos para a comunicação à distância, único método utilizado na época.